Atua há mais de 30 anos na gestão e consultoria de instituições públicas e privadas.
É Presidente da Associação Brasileira de Coaching Educacional e autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Palestras
Para Alunos
Projeto de Vida: competências e atitudes de sucesso
A sociedade contemporânea demanda dos profissionais novas competências e novas atitudes.
Qual perfil profissional que é requerido hoje? Quais são as competências fundamentais? Que atitudes levam o profissional a obter sucesso? Como construir uma carreira sólida e obter reconhecimento do mercado de trabalho?
Essas questões são apresentadas e debatidas na palestra, levando os participantes a uma profunda reflexão sobre as mudanças que precisam ser feitas para a obtenção sucesso.
Para Funcionários
Projeto de Vida: competências e atitudes de sucesso
A sociedade contemporânea demanda dos profissionais novas competências e novas atitudes.
Qual perfil profissional que é requerido hoje? Quais são as competências fundamentais? Que atitudes levam o profissional a obter sucesso? Como construir uma carreira sólida e obter reconhecimento do mercado de trabalho?
Essas questões são apresentadas e debatidas na palestra, levando os participantes a uma profunda reflexão sobre as mudanças que precisam ser feitas para a obtenção sucesso.
Relacionamento Intrapessoal e interpessoal no ambiente de trabalho.
As dimensões relacionais do ser humano. Como se relacionar bem consigo mesmo?
De que forma o autogerenciamento contribui para ser mais eficaz e efetivo no meu trabalho?
Como posso me relacionar melhor com o outro?
Como obter bons resultados na convivência com pessoas que atuam em níveis hierárquicos diferentes?
Como obter resultados no ambiente profissional a partir de uma mudança comportamental?
Para Gestores
Gestão Escolar de Excelência: estratégias para otimizar o desempenho da escola
A partir de estudos de autores contemporâneos que discutem a gestão escolar e análise criteriosa a partir de indicadores nacionais, foram mapeadas as principais estratégias adotadas por gestores que obtêm excelência na gestão das suas escolas.
Na palestra são apresentadas e discutidas essas estratégias e formas de implantação na gestão escolar.
Relacionamento Intrapessoal e interpessoal no ambiente de trabalho.
As dimensões relacionais do ser humano. Como se relacionar bem consigo mesmo?
De que forma o autogerenciamento contribui para ser mais eficaz e efetivo no meu trabalho?
Como posso me relacionar melhor com o outro?
Como obter bons resultados na convivência com pessoas que atuam em níveis hierárquicos diferentes?
Como obter resultados no ambiente profissional a partir de uma mudança comportamental?
Escola e família, uma parceria necessária e um desafio a ser perseguido.
Como os pais podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos?
Como desenvolver novas relações com os pais? Como atraí-los para a escola?
Que estratégias e ações implantar?
Como envolver professores e pais em um projeto transformador na escola?
Os 8 papéis do gestor educacional.
O gestor é levado a refletir sobre os 8 papéis fundamentais que precisa desempenhar para conquistar resultados na gestão educacional.
Os papéis são associados a competências fundamentais a serem desenvolvidas em quatro dimensões: resultados, processos internos, pessoas e ambiente externo. Na dimensão resultados, o gestor desempenha os papéis de diretor e produtor.
A dimensão de processos internos exige do gestor o desempenho dos papéis de monitor e coordenador. Na dimensão ambiente externo o gestor desempenha os papéis de negociador e empreendedor.
E, por fim, na dimensão humana o gestor precisa desempenhar os papéis de facilitador e mentor.
Planejamento estratégico na instituição escolar orientado para qualidade.
O cenário de constantes mudanças, que acontecem em todas as organizações, tem exigido mais agilidade e assertividade na gestão escolar orientada para qualidade.
O planejamento estratégico tornou-se uma ferramenta crucial para garantir essa agilidade e assertividade.
Como desenvolver a cultura de planejamento? Quais são as fases a serem cumpridas?
Que ferramentas e técnicas devem ser utilizadas?
E, por fim, que atitudes são necessárias aos gestores e a todos os envolvidos no processo para que o planejamento de fato aconteça na instituição educacional?
Gestão estratégia e empreendedora na educação.
Uma breve reflexão sobre os caminhos percorridos pela educação nas últimas décadas e sobre o ambiente que o gestor educacional vivencia em seu dia a dia a partir dos diversos desafios que enfrenta.
Muitos gestores reclamam que não conseguem se desvencilhar dos problemas do cotidiano da escola sendo assim impossibilitados de desenvolver um pensamento estratégico para a instituição educacional.
Como se desvencilhar desse cotidiano e conseguir empreender uma gestão estratégica e empreendedora na instituição?
Liderança autêntica focada em resultados.
O século XXI chegou apresentando novas e desafiantes demandas aos líderes, exigindo cada vez mais uma gestão inovadora e focada em resultados. E como gerar resultados sem comprometer as relações humanas? Como inovar sem perder o controle? A resposta a essas questões depende da autenticidade do líder no seu trabalho. A liderança precisa ser genuína para que as pessoas assimilem as mudanças e assumam responsabilidade e comprometimento com os resultados.
Para Pais
Projeto de Vida: competências e atitudes de sucesso
A sociedade contemporânea demanda dos profissionais novas competências e novas atitudes.
Qual perfil profissional que é requerido hoje? Quais são as competências fundamentais? Que atitudes levam o profissional a obter sucesso? Como construir uma carreira sólida e obter reconhecimento do mercado de trabalho?
Essas questões são apresentadas e debatidas na palestra, levando os participantes a uma profunda reflexão sobre as mudanças que precisam ser feitas para a obtenção sucesso.
Para Professores
Reeducação docente: estratégias para potencializar seus resultados e conquistar a excelência em sala de aula.
Vivemos na escola dos novos tempos em que se faz necessário uma reeducação docente.
Na palestra são apresentadas e discutidas estratégias para que o professor promova mudanças significativas na sua prática e reconquiste o interesse e o desejo dos alunos pelo estudo e aprendizagem.
Relacionamento Intrapessoal e interpessoal no ambiente de trabalho.
As dimensões relacionais do ser humano. Como se relacionar bem consigo mesmo?
De que forma o autogerenciamento contribui para ser mais eficaz e efetivo no meu trabalho?
Como posso me relacionar melhor com o outro?
Como obter bons resultados na convivência com pessoas que atuam em níveis hierárquicos diferentes?
Como obter resultados no ambiente profissional a partir de uma mudança comportamental?
A nova identidade do professor na contemporaneidade: ser cientista, artista e tecelão de mentes e almas.
Uma reflexão sobre a identidade do professor contemporâneo, seu papel, seus desafios e seu poder frente à uma sociedade em transformação.
Professor Gestor – O novo papel do profissional professor.
Apresentação e análise dos diferentes papéis que o professor de hoje precisa desempenhar no cotidiano de sua profissão para obter excelentes resultados.
Os papéis que são analisados estão atrelados a quatro grandes competências que o professor precisa desenvolver: competências voltadas às relações humanas, competências voltadas aos processos internos da escola, competências voltadas ao ensino e aos resultados de aprendizagem, e competências voltadas ao ambiente externo da escola.
Os conflitos das gerações e as consequências desses conflitos na relação das pessoas, famílias e sociedade.
Análise das diferenças entre as gerações que convivem na atualidade, os conflitos existentes no encontro dessas gerações e os comportamentos dos protagonistas da geração Y.
Também discute como lidar e obter melhores resultados no relacionamento com essa nova geração.
Reflexões, estratégias e ações para os educadores contemporâneos “fazer e acontecer”.
As pressões por uma educação de qualidade e transformadora se apresentam cada vez maiores trazendo para os educadores um grande dilema, o de obter resultados em um ambiente profundamente dinâmico.Nesse mundo complexo e volátil as soluções simples tornaram-se suspeitas. As relações da escola com a família e a sociedade demandam dos educadores novas competências e novo comportamento.A partir dessas reflexões serão discutidas as competências fundamentais a serem desenvolvidas pelos educadores na atualidade e serão apresentadas e discutidas estratégias, ações e técnicas para que a escola e seus profissionais obtenham melhores resultados em suas atividades.
A educação no século XXI: os desafios e as novas competências e habilidades dos educadores.
Reflexão sobre os caminhos percorridos pela educação nas últimas décadas e os desafios propostos pela sociedade contemporânea para a educação.
Os participantes refletem e debatem sobre as tendências educacionais, análise de prováveis cenários e as competências a serem desenvolvidas para o exercício efetivo da docência na sociedade atual.
Para Público em Geral
Projeto de Vida: competências e atitudes de sucesso
A sociedade contemporânea demanda dos profissionais novas competências e novas atitudes.
Qual perfil profissional que é requerido hoje? Quais são as competências fundamentais? Que atitudes levam o profissional a obter sucesso? Como construir uma carreira sólida e obter reconhecimento do mercado de trabalho?
Essas questões são apresentadas e debatidas na palestra, levando os participantes a uma profunda reflexão sobre as mudanças que precisam ser feitas para a obtenção sucesso.