MARCELO ALVES é o único brasileiro e primeiro sulamericano a completar a World Marathon Challenge. Prova que consiste em correr 7 maratonas, em 7 dias consecutivos, nos 7 continentes (Antártida, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania).

Uma de suas últimas aventuras, chamada Desafio Noite Polar, foi realizada na ilha de Spitsbergen, território norueguês, em janeiro de 2016. Lá, nesta época é inverno e não há dia, são 24h noite! Marcelo correu sozinho uma maratona, com temperaturas médias de -20 graus tendo como companhia a Aurora Boreal! Esta foi a primeira vez que um atleta realizou tal façanha. Esta aventura ficou registrada no belíssimo documentário Darkness.

Cada maratona extrema é única para Marcelo, mas a martona da Antártica,  realizada em 2012 e a maratona do Polo Norte, em 2013, guardam lugares especiais no seu coração e memória. Estas histórias foram relatadas em seu livro Extremos – A trajetória do primeiro brasileiro a correr nos dois polos. 

Na sequência vieram novas provas, novos aprendizados, novos cenários e em lugares incríveis. Entre elas também se destacam no currículo do Marcelo:

Jungle Marathon,  na Floresta Amazônica (segundo o ranking da CNN é a maratona mais difícil do mundo).

Everest Marathon, após um trekking de 100km para se chegar a base do Monte Everest, onde deu-se o início da maratona. (a maratona mais alta do mundo).

–  Volcano Marathon, no deserto do Atacama no Chile. (maratona realizada no deserto mais árido do mundo e com maior altitude, média de 4000m.)

E um novo projeto literário se concretizou: a coleção infanto-juvenil 8 Cantos do Mundo. São 8 livros que contam histórias baseadas em 8 maratonas que o Marcelo correu pelo mundo:  Antártica, Polo Norte, Miami, Amazônia, Nepal, Marrocos e Austrália

Com um espírito desbravador, Marcelo tem como objetivo explorar os lugares mais inóspitos do planeta através da corrida. Se expor e aprender com estas experiências. E a oportunidade de compartilhar e inspirar outras pessoas tem fechado este ciclo com chave de outro!

Algumas empresa que já contrataram a palestra do Marcelo:

Positivo Tecnologia, Aldeia 2020XP, Ibema, Concentrix, Bild Empreendimentos, Eletrofrio, Lide, Conselho Reginal de Contabilidade do PR, VLI Logística, Fundação Sanepar, Chubb do Brasil, Banco do Brasil, Brookfield, Whirlpool,  Vale Fertilizantes, Votorantim, Itaipu, Gemalto, Mallory, IPCC (Inst. Pró-Cidadania de Curitiba) , Ceqnep, Faculdades FAEL, MEX (Mulheres Executivas), Acesso.io, VCG Empreendimentos, entre outras.