Me formei professora e exerci o cargo de professora de sala de aula, na continuidade trabalhei como orientadora educacional e supervisora escolar. Fiz Pedagogia e me interessei pelas pessoas que não aprendiam, perguntava-me qual a causa e o que mais poderia ser feito. A pós-graduação em Psicodrama mudou a minha forma de ver os fenômenos sociais e o lugar do sujeito neste contexto. A pós-graduação em Psicopedagogia me deu os instrumentos que eu precisava para melhor atuar. Fiz Mestrado em Psicologia da Educação na PUCSP e desde então dedico um olhar pesquisador para o sujeito que aprende (ou não) entre as instituições Família e Escola. Atendo crianças e jovens, que as famílias e/ou a escola nomeiam como tendo dificuldades de aprendizagem. A experiência de consultório me autorizou a trabalhar com as instituições escolares, mediando o processo de COMO a pessoa aprende e COMO a escola ensina – relação de ensino/aprendizagem ou aprendizagem/ensino. Nesse entremeio tem uma família que desenvolveu uma modalidade de aprendizagem, que precisa, igualmente, ser redirecionada. A atividade como professora nos cursos de pós-graduação em psicopedagogia e áreas afins; os trabalhos com as famílias, tanto na clínica, quanto nas instituições; as palestras para pais e professores e o grupo de pesquisa do qual faço parte, me favorecem a escrita dos livros, dos artigos e dos DVDs destinado a esse público: professores, pais e estudantes de Pedagogia e Psicopedagogia.
Palestras
Para Equipe de Educação
PALESTRAS MAIS PROCURADAS PARA ESCOLAS
- A aprendizagem na dimensão sócio afetiva: A constatação que o aspecto sócio emocional interfere ou impede as aprendizagens.
- Aprender e Ensinar nas diferentes dimensões da formação do Ser Humano: as aprendizagens não acontecem apenas nas dimensões cognitivas e corporal, as outras dimensões atuam, interferindo positiva ou negativamente no processo de aprender.
- O ensino na dimensão sócio afetiva na formação de sujeitos resilientes e com autonomia: sem resiliência não há aprendizagem.
- Aprender e Ensinar para a diversidade: o movimento de descontruir os conceitos de normalidade que a escola necessita desenvolver.
- A inclusão Escolar em foco: os procedimentos inclusivos.;
- A relação família, escola e aprendizagem: reconhecer que a escola tem uma dinêmica/modalidade de ensinar, assim como a família e que a criança circula entre essas duas instituições;
- A aprendizagem e suas dificuldades: as características peculiares de algumas formas de aprender;
- As características e as habilidades que se espera encontrar em um bom professor: o professore mediador de aprendizagens.
- A aprendizagem em tempos de web: características da sociedade atual.
- Limites, respeito e superação: da consciência de si ao bulling: movimentos de mediação para que os aprendizes desenvolvam empatia;
- A indisciplina em sala de aula: indisciplina ou uma dinâmica construída?
Para Pais
TEMAS MAIS PROCURADOS PARA PAIS E FAMILIARES
- A construção do papel aprendiz: da obediência à autonomia: as características da desorientação familiar.
- A dimensão sócio afetiva na formação do sujeito integrado e integral: é fundamental que a família oriente seus filhos na direção de se perceberem pertencentes a uma comunidade e as decorrência dessa pertença.
- Educar para a contemporaneidade: sobre a relação entre o que é papel da família e o que é da escola.
- Educar para viver na diversidade: da consciência de si ao bulling: a importância de trabalhar e ensinar como desenvolver a empatia.
- Limites, respeito e superação: a importância dos limites para a formação do sujeito.
Para Professores
PALESTRAS MAIS PROCURADAS PARA ESCOLAS
- A aprendizagem na dimensão sócio afetiva: A constatação que o aspecto sócio emocional interfere ou impede as aprendizagens.
- Aprender e Ensinar nas diferentes dimensões da formação do Ser Humano: as aprendizagens não acontecem apenas nas dimensões cognitivas e corporal, as outras dimensões atuam, interferindo positiva ou negativamente no processo de aprender.
- O ensino na dimensão sócio afetiva na formação de sujeitos resilientes e com autonomia: sem resiliência não há aprendizagem.
- Aprender e Ensinar para a diversidade: o movimento de descontruir os conceitos de normalidade que a escola necessita desenvolver.
- A inclusão Escolar em foco: os procedimentos inclusivos.;
- A relação família, escola e aprendizagem: reconhecer que a escola tem uma dinêmica/modalidade de ensinar, assim como a família e que a criança circula entre essas duas instituições;
- A aprendizagem e suas dificuldades: as características peculiares de algumas formas de aprender;
- As características e as habilidades que se espera encontrar em um bom professor: o professore mediador de aprendizagens.
- A aprendizagem em tempos de web: características da sociedade atual.
- Limites, respeito e superação: da consciência de si ao bulling: movimentos de mediação para que os aprendizes desenvolvam empatia;
- A indisciplina em sala de aula: indisciplina ou uma dinâmica construída?