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Guilherme Gabriel Ballande Romanelli

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Guilherme Gabriel Ballande Romanelli

Mestre e Doutor em educação, é professor da UFPR nos cursos de Pedagogia, Educação Musical, Luteria
e pós-graduação (mestrado e doutorado) em música.
Enquanto músico (violino, viola e rabeca) gravou CDs e se apresentou no Brasil e exterior.
Foi palestrante na Lituânia, Alemanha, Colômbia e em 19 estados brasileiros.
É autor de livros, artigos e capítulos de livros no Brasil e no
exterior.

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Marcos Meier

Eliane R. Volpe

Palestras

Para Gestores

A interdisciplinaridade discutida a partir da música: a interseção entre as artes e as ciências.

 

Na organização das matrizes curriculares das instituições de ensino é

comum encontrar divisões entre áreas do conhecimento que são tendenciosas e

tendem a propor disciplinas “profissionalmente úteis” (como a matemática e o

domínio da língua) e aquelas “diletantes” (como a filosofia e a arte). Nesta

palestra, a música é abordada de forma a propor uma aproximação interdisciplinar

de educação que tende à utópica transdisciplinaridade e permite trazer o

envolvimento dos alunos às experiências escolares. Por meio do diálogo entre a

música e diversas ciências “duras”, o tema pretende denunciar o artificialismo das

barreiras que dividem as diferentes áreas de conhecimento.

O que a música revela sobre altas habilidades superdotação

Situações de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ainda são

pouco compreendidas dentro do universo escolar, razão pela qual sua abordagem

provoca discussões complexas. De um lado, não faltam depoimentos de

professores que tiveram dificuldade na condução de crianças com AH/SD. Por

outro, a sociedade compreende muito mal aqueles que são tão dotados, têm

desempenhos medíocres na escolarização e são categorizados enquanto sujeitos

displicentes. A música é uma forma de se aproximar dessas crianças, pois se

fundamenta em formas diferentes de se relacionar com o conhecimento. O

objetivo desta palestra é abordar as AH/SD como uma questão de educação

inclusiva, compreendendo que crianças com esse perfil podem enfrentar

dificuldades na sua adaptação ao sistema escolar.

A música, uma linguagem universal a serviço da educação.

Possibilidade de curso de 4 horas

A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da

educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a

atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios

desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite

desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca. A fim de se

aventurar no fascinante mundo da música, esta palestra pretende apresentar de

forma prática o reconhecimento da música enquanto linguagem humana,

desmistificar a limitação de acesso ao ensino musical equivocadamente atribuída

ao ‘dom’ e apresentar novos horizontes para a relação entre música e educação.

Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?

Possibilidade de curso de 4, 8 ou 12 horas.

Com a promulgação da Lei 11.769/08 que tornou obrigatório o

conteúdo de música em toda Educação Básica e posteriormente a Lei 13.278/16,

é normal nos depararmos com dúvidas sobre as ações que temos que promover

em Educação Musical, em especial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Levando-se em conta que a música é a “linguagem” natural da criança,

discutiremos propostas para que essa linguagem artística seja abordada de forma

coerente nesses primeiros anos de escolarização. Para tanto serão abordados os

aspectos de prática musical, exploração de objetos sonoros, audição musical e a

relação que as crianças estabelecem com a mídia.

Para Pais

O que a música revela sobre altas habilidades superdotação

Situações de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ainda são

pouco compreendidas dentro do universo escolar, razão pela qual sua abordagem

provoca discussões complexas. De um lado, não faltam depoimentos de

professores que tiveram dificuldade na condução de crianças com AH/SD. Por

outro, a sociedade compreende muito mal aqueles que são tão dotados, têm

desempenhos medíocres na escolarização e são categorizados enquanto sujeitos

displicentes. A música é uma forma de se aproximar dessas crianças, pois se

fundamenta em formas diferentes de se relacionar com o conhecimento. O

objetivo desta palestra é abordar as AH/SD como uma questão de educação

inclusiva, compreendendo que crianças com esse perfil podem enfrentar

dificuldades na sua adaptação ao sistema escolar.

A música, uma linguagem universal a serviço da educação.

Possibilidade de curso de 4 horas

A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da

educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a

atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios

desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite

desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca. A fim de se

aventurar no fascinante mundo da música, esta palestra pretende apresentar de

forma prática o reconhecimento da música enquanto linguagem humana,

desmistificar a limitação de acesso ao ensino musical equivocadamente atribuída

ao ‘dom’ e apresentar novos horizontes para a relação entre música e educação.

Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?

Possibilidade de curso de 4, 8 ou 12 horas.

Com a promulgação da Lei 11.769/08 que tornou obrigatório o

conteúdo de música em toda Educação Básica e posteriormente a Lei 13.278/16,

é normal nos depararmos com dúvidas sobre as ações que temos que promover

em Educação Musical, em especial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Levando-se em conta que a música é a “linguagem” natural da criança,

discutiremos propostas para que essa linguagem artística seja abordada de forma

coerente nesses primeiros anos de escolarização. Para tanto serão abordados os

aspectos de prática musical, exploração de objetos sonoros, audição musical e a

relação que as crianças estabelecem com a mídia.

Para Professores

A interdisciplinaridade discutida a partir da música: a interseção entre as artes e as ciências.

 

Na organização das matrizes curriculares das instituições de ensino é

comum encontrar divisões entre áreas do conhecimento que são tendenciosas e

tendem a propor disciplinas “profissionalmente úteis” (como a matemática e o

domínio da língua) e aquelas “diletantes” (como a filosofia e a arte). Nesta

palestra, a música é abordada de forma a propor uma aproximação interdisciplinar

de educação que tende à utópica transdisciplinaridade e permite trazer o

envolvimento dos alunos às experiências escolares. Por meio do diálogo entre a

música e diversas ciências “duras”, o tema pretende denunciar o artificialismo das

barreiras que dividem as diferentes áreas de conhecimento.

O que a música revela sobre altas habilidades superdotação

Situações de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ainda são

pouco compreendidas dentro do universo escolar, razão pela qual sua abordagem

provoca discussões complexas. De um lado, não faltam depoimentos de

professores que tiveram dificuldade na condução de crianças com AH/SD. Por

outro, a sociedade compreende muito mal aqueles que são tão dotados, têm

desempenhos medíocres na escolarização e são categorizados enquanto sujeitos

displicentes. A música é uma forma de se aproximar dessas crianças, pois se

fundamenta em formas diferentes de se relacionar com o conhecimento. O

objetivo desta palestra é abordar as AH/SD como uma questão de educação

inclusiva, compreendendo que crianças com esse perfil podem enfrentar

dificuldades na sua adaptação ao sistema escolar.

A Ludicidade discutida a partir da música e sua influência no processo ensino-aprendizagem.

 

Esta palestra discorre sobre o papel da ludicidade no processo

educacional. Tomando como referência teóricos como Huizinga, MacLean e

Delalande, parte-se do princípio que o jogo e a brincadeira são instâncias

privilegiadas de aprendizagem. A discussão sobre ludicidade será feita a partir da

música enquanto área do conhecimento, uma vez que essa linguagem é marcada

por procedimentos pedagógicos contestáveis que produzem um grande número

de “frustrados musicais”. Com o intuito de rever o papel do talento e do dom na

determinação da aprendizagem, encontra-se na ludicidade uma possibilidade

pedagógica envolvente.

A música, uma linguagem universal a serviço da educação.

Possibilidade de curso de 4 horas

A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da

educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a

atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios

desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite

desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca. A fim de se

aventurar no fascinante mundo da música, esta palestra pretende apresentar de

forma prática o reconhecimento da música enquanto linguagem humana,

desmistificar a limitação de acesso ao ensino musical equivocadamente atribuída

ao ‘dom’ e apresentar novos horizontes para a relação entre música e educação.

Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?

Possibilidade de curso de 4, 8 ou 12 horas.

Com a promulgação da Lei 11.769/08 que tornou obrigatório o

conteúdo de música em toda Educação Básica e posteriormente a Lei 13.278/16,

é normal nos depararmos com dúvidas sobre as ações que temos que promover

em Educação Musical, em especial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Levando-se em conta que a música é a “linguagem” natural da criança,

discutiremos propostas para que essa linguagem artística seja abordada de forma

coerente nesses primeiros anos de escolarização. Para tanto serão abordados os

aspectos de prática musical, exploração de objetos sonoros, audição musical e a

relação que as crianças estabelecem com a mídia.

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