Palestras
Para Gestores
A interdisciplinaridade discutida a partir da música: a interseção entre as artes e as ciências.
Na organização das matrizes curriculares das instituições de ensino é
comum encontrar divisões entre áreas do conhecimento que são tendenciosas e
tendem a propor disciplinas “profissionalmente úteis” (como a matemática e o
domínio da língua) e aquelas “diletantes” (como a filosofia e a arte). Nesta
palestra, a música é abordada de forma a propor uma aproximação interdisciplinar
de educação que tende à utópica transdisciplinaridade e permite trazer o
envolvimento dos alunos às experiências escolares. Por meio do diálogo entre a
música e diversas ciências “duras”, o tema pretende denunciar o artificialismo das
barreiras que dividem as diferentes áreas de conhecimento.
O que a música revela sobre altas habilidades superdotação
Situações de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ainda são
pouco compreendidas dentro do universo escolar, razão pela qual sua abordagem
provoca discussões complexas. De um lado, não faltam depoimentos de
professores que tiveram dificuldade na condução de crianças com AH/SD. Por
outro, a sociedade compreende muito mal aqueles que são tão dotados, têm
desempenhos medíocres na escolarização e são categorizados enquanto sujeitos
displicentes. A música é uma forma de se aproximar dessas crianças, pois se
fundamenta em formas diferentes de se relacionar com o conhecimento. O
objetivo desta palestra é abordar as AH/SD como uma questão de educação
inclusiva, compreendendo que crianças com esse perfil podem enfrentar
dificuldades na sua adaptação ao sistema escolar.
A música, uma linguagem universal a serviço da educação.
Possibilidade de curso de 4 horas
A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da
educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a
atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios
desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite
desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca. A fim de se
aventurar no fascinante mundo da música, esta palestra pretende apresentar de
forma prática o reconhecimento da música enquanto linguagem humana,
desmistificar a limitação de acesso ao ensino musical equivocadamente atribuída
ao ‘dom’ e apresentar novos horizontes para a relação entre música e educação.
Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?
Possibilidade de curso de 4, 8 ou 12 horas.
Com a promulgação da Lei 11.769/08 que tornou obrigatório o
conteúdo de música em toda Educação Básica e posteriormente a Lei 13.278/16,
é normal nos depararmos com dúvidas sobre as ações que temos que promover
em Educação Musical, em especial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Levando-se em conta que a música é a “linguagem” natural da criança,
discutiremos propostas para que essa linguagem artística seja abordada de forma
coerente nesses primeiros anos de escolarização. Para tanto serão abordados os
aspectos de prática musical, exploração de objetos sonoros, audição musical e a
relação que as crianças estabelecem com a mídia.
Para Pais
O que a música revela sobre altas habilidades superdotação
Situações de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ainda são
pouco compreendidas dentro do universo escolar, razão pela qual sua abordagem
provoca discussões complexas. De um lado, não faltam depoimentos de
professores que tiveram dificuldade na condução de crianças com AH/SD. Por
outro, a sociedade compreende muito mal aqueles que são tão dotados, têm
desempenhos medíocres na escolarização e são categorizados enquanto sujeitos
displicentes. A música é uma forma de se aproximar dessas crianças, pois se
fundamenta em formas diferentes de se relacionar com o conhecimento. O
objetivo desta palestra é abordar as AH/SD como uma questão de educação
inclusiva, compreendendo que crianças com esse perfil podem enfrentar
dificuldades na sua adaptação ao sistema escolar.
A música, uma linguagem universal a serviço da educação.
Possibilidade de curso de 4 horas
A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da
educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a
atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios
desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite
desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca. A fim de se
aventurar no fascinante mundo da música, esta palestra pretende apresentar de
forma prática o reconhecimento da música enquanto linguagem humana,
desmistificar a limitação de acesso ao ensino musical equivocadamente atribuída
ao ‘dom’ e apresentar novos horizontes para a relação entre música e educação.
Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?
Possibilidade de curso de 4, 8 ou 12 horas.
Com a promulgação da Lei 11.769/08 que tornou obrigatório o
conteúdo de música em toda Educação Básica e posteriormente a Lei 13.278/16,
é normal nos depararmos com dúvidas sobre as ações que temos que promover
em Educação Musical, em especial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Levando-se em conta que a música é a “linguagem” natural da criança,
discutiremos propostas para que essa linguagem artística seja abordada de forma
coerente nesses primeiros anos de escolarização. Para tanto serão abordados os
aspectos de prática musical, exploração de objetos sonoros, audição musical e a
relação que as crianças estabelecem com a mídia.
Para Professores
A interdisciplinaridade discutida a partir da música: a interseção entre as artes e as ciências.
Na organização das matrizes curriculares das instituições de ensino é
comum encontrar divisões entre áreas do conhecimento que são tendenciosas e
tendem a propor disciplinas “profissionalmente úteis” (como a matemática e o
domínio da língua) e aquelas “diletantes” (como a filosofia e a arte). Nesta
palestra, a música é abordada de forma a propor uma aproximação interdisciplinar
de educação que tende à utópica transdisciplinaridade e permite trazer o
envolvimento dos alunos às experiências escolares. Por meio do diálogo entre a
música e diversas ciências “duras”, o tema pretende denunciar o artificialismo das
barreiras que dividem as diferentes áreas de conhecimento.
O que a música revela sobre altas habilidades superdotação
Situações de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ainda são
pouco compreendidas dentro do universo escolar, razão pela qual sua abordagem
provoca discussões complexas. De um lado, não faltam depoimentos de
professores que tiveram dificuldade na condução de crianças com AH/SD. Por
outro, a sociedade compreende muito mal aqueles que são tão dotados, têm
desempenhos medíocres na escolarização e são categorizados enquanto sujeitos
displicentes. A música é uma forma de se aproximar dessas crianças, pois se
fundamenta em formas diferentes de se relacionar com o conhecimento. O
objetivo desta palestra é abordar as AH/SD como uma questão de educação
inclusiva, compreendendo que crianças com esse perfil podem enfrentar
dificuldades na sua adaptação ao sistema escolar.
A Ludicidade discutida a partir da música e sua influência no processo ensino-aprendizagem.
Esta palestra discorre sobre o papel da ludicidade no processo
educacional. Tomando como referência teóricos como Huizinga, MacLean e
Delalande, parte-se do princípio que o jogo e a brincadeira são instâncias
privilegiadas de aprendizagem. A discussão sobre ludicidade será feita a partir da
música enquanto área do conhecimento, uma vez que essa linguagem é marcada
por procedimentos pedagógicos contestáveis que produzem um grande número
de “frustrados musicais”. Com o intuito de rever o papel do talento e do dom na
determinação da aprendizagem, encontra-se na ludicidade uma possibilidade
pedagógica envolvente.
A música, uma linguagem universal a serviço da educação.
Possibilidade de curso de 4 horas
A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da
educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a
atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios
desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite
desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca. A fim de se
aventurar no fascinante mundo da música, esta palestra pretende apresentar de
forma prática o reconhecimento da música enquanto linguagem humana,
desmistificar a limitação de acesso ao ensino musical equivocadamente atribuída
ao ‘dom’ e apresentar novos horizontes para a relação entre música e educação.
Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?
Possibilidade de curso de 4, 8 ou 12 horas.
Com a promulgação da Lei 11.769/08 que tornou obrigatório o
conteúdo de música em toda Educação Básica e posteriormente a Lei 13.278/16,
é normal nos depararmos com dúvidas sobre as ações que temos que promover
em Educação Musical, em especial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Levando-se em conta que a música é a “linguagem” natural da criança,
discutiremos propostas para que essa linguagem artística seja abordada de forma
coerente nesses primeiros anos de escolarização. Para tanto serão abordados os
aspectos de prática musical, exploração de objetos sonoros, audição musical e a
relação que as crianças estabelecem com a mídia.